22/04/2016

Empresários da indústria do plástico são capacitados para aprimorarem a gestão de suas companhias

O PICPlast iniciou no último mês de março mais uma edição do programa de capacitação empresarial destinado a empresários da indústria da transformação plástica brasileira. Os treinamentos, compostos por seis módulos, tem o propósito de aprimorar os empresários em temas como estratégia e competitividade empresarial, governança e sucessão, gestão de processos, liderança e gestão de processos, custos e finanças, e inovação. Os dois primeiros módulos contaram com a participação de 30 mpresas, e foram realizados nos dias 16 e 17 de março, na Fundação Dom Cabral, em São Paulo (SP).

No primeiro módulo (16/03), os participantes receberam orientação sobre estratégias e competitividade empresarial. Neste tema, as empresas discutiram sobre a importância da reflexão estratégica na dinâmica das organizações, e como desdobrar os objetivos estratégicos para garantir o bom desempenho nas empresas. Quem falou sobre o tema foi o professor Paulo Vicente.

Já no segundo módulo (17/03), o tema tratado foi governança e sucessão. Neste tema, os empresários foram capacitados sobre a necessidade da construção da agenda de governança corporativa, e do alinhamento das expectativas pessoais com as diretrizes familiares e do negócio. Também foram discutidos temas como gestão de conflitos, as relações interpessoais em uma empresa familiar, reestruturação societária, bem como a importância da preparação da futura geração e seus desafios. O responsável por conduzir o tema foi Jairo Procianoy.

Uma das empresas participantes destes dois primeiros módulos foi a distribuidora Mais Polímeros, que esteve representada por seu gerente comercial, Aparecido Camacho. "Tirar os executivos da empresa para levá-lo à reflexão é uma tarefa complicada, mas executada com maestria pelo PICPlast e a FDC. Dar um tempo e se reunir com outros empresários para falar de estratégia é fundamental para definir objetivos, pensar em novos projetos, trocar experiências", afirma Camacho.

Outra empresa que esteve presente nas capacitações foi a Pisani, fabricante de embalagens plásticas para as indústrias de bebidas e alimentos. Na ocasião, a empresa esteve representada por Paulo Weber, diretor geral da companhia, que é sediada em Caxias do Sul. De acordo com o executivo, as matérias apesentadas nos dois módulos atendem às necessidades de todas as empresas. "O PICPlast está de parabéns. Os temas discutidos nos dois módulos atenderam às necessidades dos empresários. Na medida em que todas as empresas se capacitam, o mercado fica mais acirrado, nivelado por cima", afirma o executivo.

O PICPlast é uma iniciativa da Braskem, maior petroquímica das Américas, em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), entidade que representa a indústria da transformação plástica no Brasil. O plano foi lançado em 2013 com o objetivo de desenvolver programas estruturais que contribuam com a competitividade e crescimento da transformação plástica de forma conjunta entre a 2ª e 3ª gerações da cadeia produtiva do plástico.