No dia 17 de agosto, o Movimento Plástico Transforma, iniciativa do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), promoveu a live "Quebrando Paradigmas do Plástico", tendo como público-alvo as empresas desse setor. No evento, a palestrante Andrea Bisker, CEO da Spark:off, consultoria em inovação, abordou a tendência global de quebra de paradigmas, tanto na sociedade em geral quanto na área empresarial, o que se acentuou durante a pandemia. A palestrante também apontou como as grandes marcas estão se reinventando no novo cenário de percepções sociais, chamando as empresas da cadeia do plástico para que também busquem mudanças de mindset.
Segundo Andrea, as marcas têm atuado no sentido de promover a diferença na sociedade e devem priorizar as questões de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). "As pessoas perceberam que não existe um 'planeta B' e as empresas também estão pensando e se movimentando para isso. É necessário buscar a quebra de paradigma dentro das organizações. É um círculo vicioso, a sociedade exige atitudes e posicionamento e as marcas precisam atender a essas demandas".
Sobre a importância do plástico para a sociedade, Andrea trouxe à luz o case do McDonald's, que decidiu substituir seus canudos plásticos pelos de papel , mas posteriormente assumiu que o novo material tem sua reciclagem dificultada, quando os de plástico têm maior possibilidade de reciclagem. Dentro desse contexto, a palestrante questionou: "Será que plástico é mesmo o vilão?". Andréa reforçou ainda que apenas 14% das embalagens dos produtos chegam às cooperativas.
A CEO da Spark:off ressaltou ainda que o caminho para mudar o mindset da sociedade é a educação. "É fundamental disseminar as informações sobre os benefícios do plástico. As marcas devem inspirar e abrir a cabeça das pessoas, já que existe um pré-conceito. É necessário ter coragem para olhar para o novo e fazer um caminho diferente".
Movimento social refletido nas organizações
No âmbito da sociedade, Andrea destacou que a pandemia mudou a visão da sociedade sobre diversos temas e revelou a economia da paixão, quando as pessoas começaram a produzir o próprio conteúdo a respeito de seus hobbies. "Também ocorre um movimento denominado "The Great Resignation", uma onda de demissões que começou a acontecer em abril na Europa, com a volta do trabalho presencial".
A palestrante também explicou que a busca por qualidade de vida vem sendo uma crescente e que 73% dos consumidores querem marcas com propósito de bem-estar. Seguindo essa tendência, empresas como Ambev e a Delta Airlines começaram a contratar heads de saúde para pensarem no bem-estar dos colaboradores.
Ainda sobre a movimentação social que ocorreu durante a pandemia, segundo pesquisa da empresa Quinto Andar, houve uma queda de 42% na preferência em morar perto do trabalho e a procura por imóveis no interior aumentou. Ainda, dois em cada três brasileiros residem em municípios com menos de 1 milhão de habitantes.
Nesses casos, a pandemia foi a quebra de paradigma necessária para uma mudança da sociedade. E para o plástico, como disse Andrea, a aposta pode estar na educação.
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