Ciclovia no México foi produzida com quase uma tonelada de lixo plástico

26/05/2021

Imagem: ciclovivo

Foi inaugurada, no Parque Florestal de Chapultepec, na Cidade do México, uma ciclovia modular produzida com quase uma tonelada de lixo plástico - o equivalente a meio milhão de tampas de garrafas plásticas. É o primeiro piloto da empresa PlasticRoad, na América Latina.

Desenvolvida na Holanda, onde dois pilotos já foram inaugurados, o projeto dá nova vida útil para resíduos plásticos pós-consumo, que seriam descartados e incinerados. Seu design ainda prevê drenagem e armazenamento de água pluvial, o que contribui para evitar inundações, que são comuns no México. Outra vantagem é que se o material se desgasta, pode ser reciclado novamente, criando uma vida útil cíclica.

"A forma como nos relacionamos com a cidade requer a unificação de nossas agendas de desenvolvimento urbano, meio ambiente, mobilidade e mudança climática para lançar iniciativas locais que proporcionem múltiplos benefícios aos cidadãos. A PlasticRoad é mais um esforço que se alinha ao nosso compromisso de resgatar o Bosque de Chapultepec e de caminhar rumo a uma cidade mais sustentável", diz Marina Robles García, chefe da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do México (SEDEMA).

Confira a matéria completa: https://www.archdaily.com.br/br/960030/ciclovia-de-plastico-reciclado-e-inaugurada-no-mexico